Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

Explorando: Personagens


A Dança, como arte, permite que contemos histórias e  provoquemos ou expressemos diferentes emoções. Claro que a escolha do que uma determinada coreografia vai expressar recai primeiro sobre o coreógrafo e, depois, sobre o intérprete.

Eu, por exemplo, gosto que minhas coreografias falem sobre um personagem. Não necessariamente a  sua história. Muitas vezes, trabalho com os símbolos que o acompanham. Abaixo, seguem alguns exmplos de personagens representados por bailarinas diversas. Enjoy! :-)

Janelle: artista, bailarina e professora, ela estuda dança desde os cinco anos de idade. Sua proposta neste vídeo foi claramente inspirada no personagem do vagabundo de Charles Chaplin. Isto comprova que, na escolha de um personagem, o único limite de um bailarino ou coreógrafo é a sua própria imaginação.  Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre ela, o site também segue abaixo.



Amira Abdi: bailarina e professora, esta dançarina ucraniana tem raízes algerianas e sérvias. Suas coreografias costumam contar lindas histórias. O exemplo abaixo procura representar a vida curta de uma borboleta. O site dela também segue abaixo, na versão em inglês (a não ser que alguém prefira tentar em ucraniano!).




Sira: Bailarina de Nova Iorque, com raízes armênias, Sira iniciou seus estudos em dança árabe em 1991. O vídeo abaixo faz parte do espetáculo "Fantasy Bellydance Concert - The Zoo", de 2010. O conceito se baseia em animais de zoológicos. Ela representa um tigre (ou uma tigresa, se preferir), que almeja retornar à sua terra natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário