Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Danças Étnicas: Geórgia


Continuando nossos posts de danças étnicas, seguem aqui alguns exemplos vindos da Geórgia, uma pequena república do Cáucaso localizada entre Europa e Ásia, vizinha da Rússia, Azerbaijão, Armênia, Turquia e do Mar Negro.  Enjoy! :-)

O primeiro vídeo mostra a dança chamada Samaya. Esta dança para 3 mulheres é considerada como originária da era pré-cristã, mas atualmente, é feita em honra de Tamar, a primeira mulher rei durante a era de ouro georgiana nos séculos 12 e 13. As dançarinas representam as musas da arte, da poesia e da música e também Tamar como uma princesa jovem, uma mãe sábia e como poderoso rei. Os movimentos graciosos recriam a atmosfera de beleza, glória e poder características de seu reinado. A performance abaixo foi apresentada pelo Balé Nacional da Geórgia.




O vídeo abaixo mostra duas danças: Khorumi e Nar-Nari (ou Narnari).

Khorumi é uma dança de guerra da região de Adjara, sudoeste da Geórgia. Originalmente era dançada por apenas alguns homens mas, com o tempo, o número de dançarinos foi crescendo. Na versão atual, 30 ou 40 bailarinos participam da dança. 

O contexto da dança, no entanto, permanece o mesmo e descreve o exército georgiano de outrora. O prelúdio mostra alguns homens procurando tato por uma áreas de acampamento quanto por assentamentos inimigos. Na sequência, os soldados são chamados à batalha. A dança incorpora, além de elementos de procura e guerra, a celebração da vitória e a coragem dos soldados georgianos.

Narnari, por sua vez, é uma dança de mulheres, sempre presente em ocasiões festivas. Nesta dança, as mulheres ficam na ponta dos pés e caminham rapidamente de maneira ordenada. As saias volumosas escodem estes movimentos, o que dá a impressão de que elas estão flutuando.





Mtiuluri é uma dança das montanhas e e representa a competição entre dois grupos de jovens, celebrando suas habilidades e arte. Inicialmente os grupos competem, mostrando movimentos complicados. Em seguida, apresenta-se a dança das moças, que é seguida por um solo, caracterizado por movimentos de joelhos ou na ponta dos pés. O final mostra todos dançando juntos, como em um verdadeiro festival nas montanhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário