Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Danças Étnicas: Odissi


Odissi é uma das oito formas de dança clássica indiana. Ela se originou no estado de Orissa e é a forma de dança mais antiga da Índia, fato comprovado pela descoberta de uma escultura nas cavernas Ranigumpha (Udaygiri, Orissa) que data do segundo século AC.

Esta forma de dança é dividida em 3 escolas: Mahari, Nartaki, and Gotipua. As Maharis eram as moças dos templos, que dançavam principalmente nritta (dança pura) e abhinaya (interpretação de poesia).

A tradição Gotipua emergiu a partir do século 6, e era apresentada por meninos vestidos de meninas (ela se originou da desaprovação de mulheres dançarem) que eram ensinados pelas Maharis e dançavam composições dedicadas a Radha e Krishna.

Já a última escola, Nartaki, acontecia principalmente nas cortes reais, especialmente no período anterior à colonização britânica. Apenas resquícios restaram desta escola, e a sua reconstrução requereu esforços arqueológicos e antropológicos.

O grupo do vídeo abaixo pertence ao Jyoti Kala Mandir College, instituição fundada pela bailarina e coreógrafa Jyoti Rout. A apresentação ocorreu em Janeiro deste ano, como parte das audições para o San Francisco Ethnic Dance Festival. Enjoy! :-)


Caso você se interesse em saber mais sobre a instituição, o link segue abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário