Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Oportunidade: Oficina Gratuita do Método Bertazzo



O Fundo Nacional de Cultura está franqueando 80 vagas para a Oficina de Formação do Método Bertazzo. Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas de 40 pessoas, com aulas em diferentes datas de Fevereiro de 2011. Abaixo, segue uma breve biografia do coreógrafo e educador.

"Para Ivaldo Bertazzo todos são Cidadãos Dançantes. Esta é a razão pela qual ele trabalha com pessoas comuns, na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação da própria individualidade de cada um, desde os anos 70.

Sua paixão pela dança se iniciou aos 16 anos. Teve aulas com nomes importantes do cenário da dança (Tatiana Leskova, Paula Martins, Renée Gumiel, Ruth Rachou, Klauss Vianna e Marika Gidali) e viajou o mundo, incorporando as danças étnicas de países como Indonésia, Índia, Paquistão, Tailândia, Vietnã, Irã e a cultura de diversos lugares em seu trabalho.

Em 1975 criou a Escola do Movimento – Método Bertazzo com o objetivo de aplicar o conceito chamado por ele de Cidadão Corpo e ampliar no aluno o conhecimento e consciência sobre o corpo e seus movimentos. Entre 1976 e 1992, Bertazzo criou mais de 20 espetáculos. A partir do ano 2000 vários desses projetos se transformaram em espetáculos marcantes, com a participação de jovens e adolescentes de várias comunidades, como o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e inúmeras ONGs das periferias de São Paulo. Em 2002, criou o projeto Dança Comunidade, em parceria com o SESC e com patrocínio da Petrobras e do Instituto Votorantim, de onde surgiram vários intercâmbios culturais que resultaram em grandes espetáculos e no surgimento da Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo.

O coreógrafo e educador mantém a Escola do Movimento, no bairro da Pompeia em São Paulo, onde oferece o Curso de Formação no Método Bertazzo para educadores e não profissionais, além de diversas aulas em que as pessoas aprendem a conhecer e a viver melhor com seus corpos em movimento."

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no link abaixo. Também estou colocando um vídeo com um exemplo do trabalho dele. Enjoy! :-)



Nenhum comentário:

Postar um comentário