Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Inspiração: Shaide Halim

Conforme prometido no post sobre ATS, falaremos hoje um pouquinho desta fantástica bailarina, Shaide Halim.


Shaide se iniciou cedo no mundo da dança: em 1982, começou com ballet clássico e, anos mais tarde, jazz e dança afro. Entre 1994 e 1996, passou a estudar flamenco, dança do ventre, dança indiana e danças brasileiras, sem nunca abandonar as demais danças que já praticava. Foi pioneira na divulgação do Estilo Tribal no País (2001) e o adaptou a cultura brasileira, criando assim o Estilo Tribal Brasileiro.


Em 2004, após shows e workshops no exterior (França, Islândia, EUA), criou a Cia Lótus Nrtya Naya para difusão da Dança Indiana moderna, atualmente comandada pela bailarina Jamila Silva, que faz parte do quadro de professoras do Studio Shaide Halim, criado em 2005.


Shaide é uma bailarina bastante versátil e está sempre aprendendo novas maneiras de expressar a arte da dança. Uma de suas mais recentes inovações é Danças Vintage (charleston, can can, jazz cabaret, rockabilly, burlesque, entre outras), o que a levou, no ano passado, a criar a Cia C’est Vintage e a Lalique Cia de Dança Estilo Tribal Vintage (esta última com a temática vintage orientada ao Estilo Tribal), ambas para divulgação e resgate dessas danças antigas.


Sem medo de ser feliz e com muito orgulho de ser mulher, uma de suas paixões confessas é  o universo pin up. O burlesque, que faz parte do curso regular de Danças Vintage ministrado em seu estúdio, fez tanto sucesso que Shaide teve de criar um curso exclusivo para esta arte, que inclui dança, sensualidade, toques de bom humor e muito glamour.

Atualmente Shaide coordena seu estúdio de dança (Studio Shaide Halim) e demais projetos culturais, atua como diretora e coreógrafa das companhias de dança Cia Halim Dança Livre Experimental, C’est Vintage Danças Vintage & Burlesque e Lalique Tribal Vintage, além de ministrar shows, cursos regulares e workshops pelo Brasil.

Para saber mais sobre esta versátil bailarina, acesse seu blog: shaidehalim.blogspot.com. Lá você terá acesso ao link do Studio, aos projetos coordenados por ela, ao universo Vintage, etc. Não deixe de ler seus posts, Shaide sempre coloca matérias e vídeos de dança que valem a visita diária.


Nós, do grupo Amaryllis estamos acompanhando de perto essa moça e esperamos encontrá-la em breve para novas descobertas desse universo tão rico que é a Dança.


UPDATE: muito carinhosamente, Shaide nos agradeceu por este post em seu blog. Nós é que agradecemos, Shaide!

Um comentário:

  1. Ela é isso td que vc disse e muito mais,super dedicada e ama o que faz. Sou aluna e faço parte de todas as Cias dela atualmente e tenho muito orhgulho em dizer que tenho a melhor ao meu lado.
    Parabéns Sha!

    ResponderExcluir