Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ATS: American Tribal Style

O ATS (American Tribal Style ou ATBD, American Tribal Belly Dance), também conhecido por tribal, tem como característica principal a improvisação em grupo. Ele originou-se na Califórnia pelas mãos de Jamilia Salimpor, através da mistura de diferentes estilos étnicos, tanto em movimentos de dança quanto em figurinos. Jamilia, no entanto, trabalhava principalmente com coreografias. A técnica de improviso foi desenvolvida por uma de suas ex-alunas, Masha Archer. Mais tarde Carolena Nericcio, uma aluna de Masha, inventou o formato atual do ATS, onde existem uma série de sinais que indicam às bailarinas que movimentos realizar, de maneira que a audiência pensa estar vendo uma coreografia e não um improviso.

O que ocorre durante a improvisação é mais ou menos o seguinte: existe uma líder no grupo, que normalmente se posiciona um pouco mais a frente das outras participantes, ou mesmo em uma das pontas. A líder é quem vai decidir quais movimentos devem ser realizados. Todos os movimentos por sua vez devem ser feitos em 4 ou 8 tempos da música. Ao atingir o terceiro ou o sétimo tempo da música para um determinado movimento, a líder indica através de um sinal pré-combinado qual deve ser o próximo movimento. Caso ela nada indique, o movimento deve ser repetido novamente. Após algum tempo, a líder "entrega" a sua posição à outra bailarina que, então, passa a indicar os movimentos do improviso para o grupo.

Abaixo segue um exemplo de ATS, do Grupo "Fat Chance Belly Dance", criado por Carolena Nericcio (com a prórpia dançando também). OBS interessante: o nome do grupo nada tem a ver com o fato das participantes serem gordas ou magras. "Fat chance" é uma expressão que significa "sem chance". Carolena escolheu este nome para lutar contra o estereótipo de que as bailarinas de dança do ventre são também mulheres fáceis. Caso alguém peça um dança "particular", o nome do grupo é a resposta: Fat Chance (Sem chance)!



Tivemos nosso primeiro contato com este estilo no último domingo em um Workshop de Dança Tribal com a Bailarina e Professora Shaide Halim. Shaide teve seu primeiro contato com o estilo em 1990, em Nova Iorque e fundou a Cia Halim em 2002. Pioneira na divulgação do estilo no Brasil, ela também foi responsável pela adaptação do mesmo à cultura nacional, criando técnicas para o que é hoje conhecido como Estilo Tribal Brasileiro. Como a intenção é fazer um post só sobre ela em um futuro próximo, vou parar por aqui. Fica a foto e o link do blog da Shaide para os mais curiosos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário