Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dança Étnica




A dança étnica inclui qualquer forma de dança que se origine em uma determinada cultura étnica e expresse a estética desta determinada cultura. Isso inclui culturas de origem européia, americana, africana, polinésia, asiática e do oriente médio.

O termo dança étnica ou dança tradicional é usado quando se quer enfatizar esta raiz cultural da dança. Neste sentido, praticamente todas as danças folclóricas podem ser consideradas danças étnicas. No entanto, nem todas as danças étnicas são folclóricas, já que as primeiras incluem também danças de origem ritual.

O vídeo abaixo mostra um trecho de uma apresentação no Festival de Dança Étnica de São Francisco. Esta dança, chamada "Robam Apsara", vem do Camboja e descreve a vida de seres celestiais enquanto eles dançam em um lindo jardim, trazendo consigo as flores douradas da felicidade e do bem-estar.




18 comentários:

  1. Gostaria de mais informações.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que tipo de informações você gostaria? Do grupo ou de danças étnicas em geral?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito eu queria aprender parabens para vcs que se esforsa muito para fazer!!
    thaina 13 anos

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaina!!! Que bom que vc gostou! Esperamos que o blog te estimule a ir de encontro à dança! Quem sabe a gente, logo, logo, não vê uma coreografia com vc por aí? Beijo! :-)

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber quais são as danças etnicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória. Como diz o post, dança étnica é qualquer forma de dança que se origine em uma determinada cultura (brasileira, indiana, espanhola, árabe, etc) e expresse a estética desta cultura. Podemos citar como exemplos, as sevillanas (Espanha), muito características da cidade de Sevilha; o odissi, na India; o bumba meu boi, no Brasil e muitas outras. Espero que tenha ajudado!

      Excluir
  6. olá queria saber se vocês do grupo têem informações sobre dança industrial

    ResponderExcluir
  7. Olá NaturalmenteAcontece!
    Olha, até você mencionar Industrial Dance no seu comentário, confesso que nunca havia ouvido falar dela... Fiz uma rápida pesquisa e, pelo que vi, ela apareceu na Bélgica, nos anos 80. Também é chamada de Eletronic Body Music (EBM) e combina elementos de música industrial e música eletrônica. Aparentemente, é um estilo de dança de rua (considerado assim por ter se originado em ambiente urbano ou suburbano)que se desenvolveu nas culturas cybergoth e rivethead. Espero que te ajude! :-)

    ResponderExcluir
  8. vocês sabem quais sao as caracteristicas da dança etnica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá felipe. Conforme colocamos no post, as danças étnicas incluem danças folclóricas e rituais de quaisquer origens. Portanto, as características vão variar com o tipo de dança ao qual você se refere. Por exemplo, o flamenco tem o sapateado e a dança do ventre tem os movimentos de quadril. É importante lembrar também que isso também pode variar se você estiver estudando um folclórico puro (dançado pelo povo) ou o folclórico de palco. Nem sempre um será igual ao outro.

      Excluir
  9. você sabe me dizer a diferença entre as danças étnicas e as folclóricas?

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriela. As danças folclóricas são danças étnicas. Estas últimas, no entanto, também incluem danças ritualísticas.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de exemplos de danças etnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior parte dos posts deste blog são sobre danças étnicas. Fique a vontade para xeretar.

      Excluir
  12. vaneira é uma dança etnica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço as danças do Rio Grande do Sul muito bem, mas segundo o site Doma Racional, de Porto Alegre, ela teve origem na aculturação de ritmos afro por cubanos e sofreu influências europeias, além do samba e do fandango gaúcho. Portanto, como se trata de uma fusão de ritmos, eu diria que é mais étnica contemporânea. Mas, posso estar errada. Caso você descubra com certeza, por favor, deixe um comentário aqui.

      Excluir