Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Danças Étnicas: A Dança do Ventre

Dança do ventre é o nome ocidental dado à uma dança tradicional praticada no Oriente Médio e Ásia Meridional. Esta expressão surgiu na França, em 1893, e não descreve corretamente este estilo, já que ele envolve todas as partes do corpo e não somente o ventre.

No Oriente, ela é conhecida pelos nomes "raqs sharqi", ou dança oriental, "raqs baladi", ou dança popular, e também pelo termo turco, "çiftetelli".

As raízes da dança do ventre não são claras. Algumas teorias sugerem que ela faria parte de rituais de nascimento; outras, que seria parte de rituais de fertilidade. Uma terceira teoria afirma que esta dança sempre teve como objetivo o entretenimento. Apesar de todas terem fundamento, não se pode provar definitivamente qual delas deu origem à dança do ventre. O que é mais provável é que todas tenham contribuído, de alguma forma, para a dança que conhecemos hoje.

A dança do ventre pode ter diferentes características dependendo do país ou região de origem. O aumento de sua popularidade no ocidente também levou à criação de novos estilos como, por exemplo, o American Tribal Style (ATS) e o Tribal Fusion.

O link mostra uma coreografia de Samia Gamal. Samia incorporou movimentos de balé clássico e dança latina aos seus solos, além de ser a primeira bailarina a usar saltos altos durante apresentações:


3 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa meu

    ResponderExcluir
  2. issso e verdade?essas sao as caracteristica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. São algumas das características da dança do ventre ou dança árabe feminina. Caso vc esteja interessado nas características dos diferentes estilos desta dança (folclórico, cabaret, clássico, etc.), sugiro que dê uma olhada na Wikipedia, de preferência em inglês. :-)

      Excluir