Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Por que eu danço...


O vídeo abaixo chama-se "Por que eu danço" e foi produzido para apoiar os objetivos do Programa Ontario Dances (ou Ontário Dança), do Conselho de Arte de Ontário, Canadá. Ele está em inglês e francês, mas eu coloquei a tradução abaixo do vídeo. Tenho certeza de que, para os ouvidos de quem já dança, muito do que é dito no vídeo já é lugar comum. Para aqueles que ainda não dançam, sintam-se livres para tomar qualquer pessoa do vídeo como exemplo!

E, lembrem-se, enquanto o seu coração continuar batendo, dançar é, DEFINITIVAMENTE, para você! Enjoy! ;-)


"- Dançar me faz sentir...
- Hummm...
- Não há nada igual...
- Eu me sinto ótimo quando danço. Me deixa ser livre.
- Ela eleva o meu espírito, me faz sentir feliz."
- Ela me faz sentir muito abençoada. Sou grata por poder mover o meu corpo. E me faz sentir conectada ao meu interior.
- Me faz sentir feliz. Me faz sentir que tenho uma felicidade real em minha vida.
- A dança me leva para outro mundo, um mundo sem problemas, sem inquietudes... E me faz feliz! E, eu acho que gostaria de ser feliz a maior parte do tempo, então eu danço a maior parte do tempo.
- Dançar me faz sentir tão vivo. Meu espírito se sente inundado de alegria, sabe?
- Eu danço. É isso! Eu vivo para dançar! Eu sou um dançarino!
- No fim das contas, eu me sinto como uma criança novamente.
- Dançar.. Eu sinto como se fosse uma parte natural da vida.
- Absolutamente, é natural. Acredito que, se você tentar uma única vez, irá se apaixonar e desejará sempre continuar dançando.
- Você ouve música e é institivo. Você começa a bater seu pé, mover seu ombro, sua cabeça começa a balançar, é nossa resposta à música.
- É muito difícil explicar porque eu danço... Por que você respira?
- Porque...
- Acho que fui atraído pela idéia da disciplina e ser determinado a conseguir fazer um certo movimento.
- A dança me aproxima de meus amigos.
- Você nasceu no Canadá, longe das suas raízes africanas. É uma maneira de descobrir quais são as tradições orais e quais os movimentos e linguagens são associadas a elas.
- A dança, para nós, é cura. O espaço em que trabalhamos, o espaço em que dançamos, quando entramos nele, somos curados.
- Por muito tempo, eu não me sentia bem em relação ao meu corpo, mas, com o tempo, ganhei confiança através da dança.
- Eu posso me expressar de maneira completa, sem medo de que as pessoas me julguem.
- Na música e na dança, você pode expressar qualquer emoção.
- É uma experiência libertadora. É quase como falar sem palavras.
- Sem a dança em minha vida, eu não seria a mesma pessoa.
- É uma maneira maravilhosa de compartilhar minha alegria com outras pessoas.
- Eu adoro a ligação que você tem com seu parceiro quando dança.
- É tão renovador ser capaz de tocar outro homem, apenas tocá-los.
- As pessoas frequentemente dizem"Mas, eu não consigo dançar"... Eles vivem toda a sua vida com essa idéia sobre si mesmos, de que não conseguem dançar.
- Foi meio estranho para mim, no início, eu não conhecia ninguém, eu nunca havia dançado antes, eu não sabia o que esperar...
- E se ela não gostar do jeito que eu danço?
- Não tenha medo. Se você cometer um erro... E daí? É divertido, você está se divertindo.
- Pouco a pouco, eu notei que não sou mais tão ruim, pois, vou contar um segredo, muitas mulheres me chamam para dançar, então, está tudo bem!
- Eu me tornei tão confiante, apenas por dançar. Ela me atraiu e eu continuei, querendo mais, mais e mais e nunca olhei para trás!
- Não importa quem você é, você pode se unir a esta comunidade e se sentir bem-vindo.
- Neste momento, a dança é uma das maiores e mais baratas terapias para alguém se livrar do stress.
- Você deixa para trás um mundo de trabalho, e trauma no meu caso, e por algum tempo, você é livre e leve, em um mundo de risadas, alegria, felicidade, coisas que não temos com frequência suficiente em nossa cultura.
- Sempre haverá pessoas lá fora que te dirão para não dançar. Então, eu quero dizer: vão em frente!
- Se um estilo de dança não te satisfaz, tente outro. E continue tentando até achar aquele que é o seu estilo.
- Eu acho que é importante que as pessoas encontrem essa paixão, liberem essa paixão e aproveitem.
- Uma vez que você tenha a habilidade de se mover, você pode dançar. Você tem ritmo. É o seu próprio ritmo, mas podemos trabalhar com isso!
- Dance, apenas dance! Tenho alunos de sessenta ou setenta anos em minhas aulas e eles me ligam e dizem "Quero participar, mas sou mais velho". E eu respondo: "Ótimo. Você é perfeito!". Você nunca é velho demais para começar. Nunca.
- Qualquer um é um dançarino.
- Não importa se você é grande ou pequeno. Enquanto o seu coração bater dentro de você, dançar é para você."

OBS: O vídeo foi cortesia da Luciana "Luka" de Oliveira, via FB! Tks, amiga!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário