Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Danças Folclóricas: Melea Laff



Melea Laff (ou Meleya Laff, Mileya Laff, Melaya Laff, Melea Laf) é um dos estilos de dança árabe que eu mais gosto. Fui apresentada a ele em 2003, pela professora Érika Bérgamo.
Ele se originou no Egito,  mais especificamente na cidade de Alexandria. Algumas fontes classificam este estilo como folclórico, enquanto outras o descrevem como uma dança caricatural. O que todos concordam é que ele mostra as mulheres de Alexandria tentando atrair os marinheiros no porto. Aqui, novamente, as opiniões se dividem: alguns dizem que as mulheres aqui representadas eram prostitutas enquanto outros negam que a dança tenha qualquer ligação com prostituição.
Independente da origem, o que se pode afirmar do Melea é que é uma dança extremamente alegre e bricalhona. A bailarina representa uma mulher livre, que cativa e se diverte ao chamar a atenção e paquerar.
O nome Melea Laff significa lenço enrolado, por causa do véu preto usado em torno do corpo pelas mulheres do Egito. A bailarina pode se envolver com o véu, girá-lo, etc. O figurino se completa com o uso de um vestido, geralmente curto, colorido e cheio de babados, além de uma tiara de flores ou pompons e um chador. As músicas usadas no melea Laff geralmente trazem as palavras Iscandarania (Alexandria) ou Escandarani (mulher de Alexandria).
Abaixo segue um vídeo da World Dance Olympiad, na Rússia (pra variar, he he, he), com um Melea muito bonitinho. Enjoy! :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário