Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Danças Folclóricas: Hagalla

 
(Esse post sobre o Haggala vai para a nossa companheira Luciana Moura!)

Praticamente todas as fontes disponíveis na Internet mencionam o/a Hagalla como o estilo de dança das regiões de Marsa Matruh (Egito), Siwa e leste da Líbia. Este estilo chegou até nós pelas mãos de Mahmud Reda.
Em 1966, Reda realizou uma viagem até Marsa Matruh, com a intenção de pesquisar as danças em seu local de origem. Ao permanecer em um determinado local, Reda e seu grupo tomava parte nos eventos que aconteciam para aprender os movimentos, já que não existia um ensino formal dos estilos. A dança era aprendida através da observação e imitação.
O/A Hagalla está ligada à celebração de casamentos ou festas para honrar visitantes ou selar um compromisso. Diferentes grupos batem palmas chamando a bailarina. As palmas não são constantes, sofrem flutuações de dinâmica e velocidade, alterando a construção da dança. A(s) bailarina(s) dança(m) de acordo com as palmas dos grupos, que competem entre si para ganhar a atenção da(s) mesma(s). O passo típico desta dança é o "shimmie" em L. Originalmente, a música era improvisada, baseada na voz dos participantes e nas palmas que acompanham todo o tempo a performance. Reda, no entanto, criou uma versão para que a dança pudesse ser apresentada no palco. O vídeo segue abaixo.



Aqui seguem dois outros vídeos de Hagalla, desta vez, na Copa do Mundo de Dança do Ventre de 2010 - Estilo Folclórico, promovida pela All-Russian Dance Organization. Enjoy! :-)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário