Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Releitura: O Lago dos Cisnes


 
Ok, ok, sei que não se trata de dança étnica. E sei que parece que estou dando um pulinho para o lado do balé clássico, mas vale a pena, prometo!
Todo mundo que já ouviu falar do Lago dos Cisnes sabe que o balé conta a história de uma princesa transformada em cisne por um feiticeiro. Ela só retoma sua forma humana durante a noite. Para se livrar do feitiço, é necessário que um jovem lhe jure eterno amor e permaneça fiel ao voto. A cena de abertura do filme "Cisne Negro" mostra o momento em que a princesa é transformada em cisne. Infelizmente, não achei o vídeo para colocar aqui.
Certo, esse é o balé tradicional, independente do final (por incrível que pareça, existem vários) ou da montagem. Mas, em 1995, um certo coreógrafo britânico decidiu mudar "ligeiramente" as coisas...
Matthew Bourne utilizou o tema do balé e a música de Tchaikovsky para coreografar uma nova montagem em dança contemporânea. Até aí, tudo bem, só que ele também decidiu que a história seria focada no príncipe e que os cisnes seriam... bailarinOS... Ooooopsss! Mas, como ficou a história em si? Basicamente, ela mostra um príncipe que, insatisfeito com sua vida cheia de regras e convenções, deseja a liberdade. Esta é representada pelo cisne.
Nunca viu coisa igual? Se você já assistiu "Billy Elliot", ledo engano! A cena final, onde Billy aparece como um bailarino adulto é justamente desta montagem, conhecida como "O Lago dos Cisnes de Matthew Bourne". O bailarino é Adam Cooper. Veja de novo:

 

 
E por que é que o post tem este tema? Apenas para lembrar a todos que a dança também evolui e muda. Não digo que não seja importante se preservar o tradicional, mas isso não deve de maneira alguma impedir que a criatividade continue a influenciar a dança de cada um, independente do estilo. As inspirações estão aí fora: basta olhar!
Para quem se interessar em saber mais sobre "O Lago dos Cisnes de Matthew Bourne", seguem alguns vídeos e links.
  • Matthew Bourne's Swan Lake  -  Link da Wikipedia. Inclui a sinopse de cada ato em separado, como descrito no DVD do espetáculo (em inglês).
  •  
  • Matthew Bourne and Swan Lake Cast Interview - Entrevista com o coreógrafo e o cast da montagem atual desta peça (em inglês).
  •  
  • Matthew Bourne's Swan Lake DVD - Link da Amazon para o DVD do espetáculo, filmado em 1998. Nesta versão, o cisne é interpretado por Adam Cooper, o mesmo bailarino que aparece em "Billy Elliot". Eu a vi em 2001, acho. É maravilhosa.
  •  
  • Youtube - Matthew Bourne's Swan Lake - canal do Youtube que tem, aparentemente, vários trechos do espetáculo. Não sei se a montagem está inteira, mas os vídeos foram retirados do DVD de 98.
Para quem está com preguiça de ir ao Youtube, tem um trechinho abaixo! Enjoy! :-)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário