Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fusão: Dança Árabe Feminina e Flamenco



Esta manhã me deparei com um vídeo muito interessante de uma fusão entre dança árabe feminina e flamenco. Sei que este tipo de fusão não é novidade. Giros flamencos, sapateados, posturas, muita coisa já é usada pelas dançarinas de dança árabe. No entanto, eu nunca havia visto alguém se utilizar de uma vestimenta tradicional do flamenco, conhecida pela dificuldade técnica: a bata de cola.

A bata de cola é uma saia ou vestido com cauda, cujos babados começam na altura dos joelhos de modo que haja espaço suficiente para o movimento das pernas. São usadas, no flamenco, em bailes como Soleá, Alegrias e Caracoles.




Acho que dá para notar que dançar com uma bata de cola requer muita destreza, não? Afinal, existem momentos onde a bata precisa sair do caminho, e isto é feito com o auxílio de um dos pés, em um movimento semelhante a um chute. Outras vezes, a saia precisa ser sustentada. Em resumo, o que não pode acontecer é a bailarina tropeçar ou deixar a cauda virar.

A bailarina do vídeo abaixo, Darya Ryabokon (é, eu notei que é outra russa... fazer o que?), fez direitinho a lição de casa em relação a bata de cola. Cliquem no link para ver. Enjoy! :-)



Um comentário: