Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Danças Folclóricas: Khaliji



O Khaliji (ou khalige, khaligi, khaleegi, khaleeji, khaleegy) é o termo usado para se referir ao estilo de dança oriundo do Golfo Pérsico (Bahrein , Kuwait , Omã , Qatar , Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos). Ela é, na maioria das vezes, dançada como improviso, por pares ou grupos de mulheres, vestidas com túnicas largas, em casamentos e outras celebrações.

Na Arábia Saudita, este estilo é conhecido como Raqs Khaliji, ou Dança do Golfo; no Kuait, é chamada de Samri (Saumri); e, nos Emirados Árabes, Raks Al Nasha’ar, provavelmente como referência aos movimentos de jogar os cabelos ao ritmo da música feitos pelas dançarinas.

O ritmo geralmente usado para se dançar o Khaliji é o soudi (ou khaliji, ou adany, este último doYemen). Como esta dança é representativa de vários países no Golfo Pérsico, o soudi não é o único ritmo utilizado.

Abaixo seguem alguns exemplos deste estilo folclórico. Enjoy! :-)


Nour - Festival "El Fan El Arabi", Russia, 2009


OK, eu "acho" que o nome do grupo é Voronezh Dance Club. Qualquer coisa, a culpa é do tradutor do Google!


Mais um vídeo, com uma leitura mais moderna, do mesmo grupo:

Voronezh Dance Club 2011

E, um exemplo de uma das minhas bailarinas favoritas - Nino Muchaidze (se eu ainda não fiz um post sobre ela, acreditem, é questão de tempo!)

2 comentários:

  1. Olá, eu adoro khaliji, e gostei muito desta pagina.
    Gostaria de saber se possivel o nome desta 2 musicas, pois são muito boas.
    Um abraço e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosangela!
    Que bom que vc gostou do post! Infelizmente eu não sei o nome das músicas que estão nos vídeos acima. Mas, vou dar uma pesquisada e, se encontrar, coloco aqui, ok?
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir