Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Inspiração: Loreena McKennitt

"Cada jornada traz consigo suas próprias surpresas: um desafio, uma mudança súbita, um grupo novo de amigos pelo trajeto, ou até mesmo um destino diferente daquele que você planejava."

Loreena McKennitt é uma cantora e compositora canadense, nascida de pai irlandês e mãe escocesa. Sua música é geralmente descrita como "World Music" ou música celta, apesar de conter características de músicas de vários lugares do mundo. Por exemplo, durante a criação do álbum "The Mask and the Mirror", Loreena realizou pesquisas na Galícia, parte celta da Espanha com abundantes raízes árabes. O resultado foi um álbum que contém elementos tanto árabes quanto celtas. No vídeo abaixo ela canta a música "The Mummer's Dance", do álbum "The Book of Secrets" de 1997.



Abaixo segue o link para sua gravadora:

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bollywood


O termo Bollywood se refere à cultura e arte indianas além da indústria cinematográfica de Bombaim. Enquanto dança, Bollywood é o estilo usado em filmes indianos.

Para entender a origem deste estilo de dança, é preciso conhecer o relacionamento entre teatro, música e dança na Índia. Enquanto no ocidente, o gênero musical é apenas um dentre muitos outros, é bastante difícil, para um indiano, conceber uma peça ou filme que não envolva música e dança.

O estilo Bollywood mudou muito ao longo dos anos. Filmes anteriores aos anos 60 costumavam apresentar coreografias com influências clássicas (como o Kathak, uma dança clássica do norte da Índia) e folclóricas. Filmes mais recentes também apresentam estas influências, mas misturadas a diversos outros estilos tais como a dança do ventre, jazz e outras danças ocidentais populares modernas.

O link abaixo mostra uma coreografia em estilo Bollywood, em uma audição para o Festival de Danças Étnicas de São Francisco.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Inspiração: Natalia Fadda

Natalia Fadda (antes de se casar, Natalia Strelchenko) é uma bailarina russa, ganhadora do Campeonato Mundial de Dança do ventre de 2003. Infelizmente, as informações sobre ela são escassas, pelo menos em páginas que não estão em russo.

Os vídeos, no entanto, são abundantes no Youtube. O exemplo abaixo mostra uma fusão entre dança do ventre e elementos da dança flamenca.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Flamenco: Sara Baras



Bailarina e coreógrafa espanhola, Sara Baras nasceu em Cádiz e foi introduzida no mundo da dança por sua mãe, Concha Baras, também bailaora de vasta experiência e professora de flamenco.
Seus espetáculos caraterizam-se pelo rompimento de arquétipos, visíveis na fusão de elementos modernos e cênicos. Alguns puristas consideram que tais elementos desvirtuam a dança flamenca, mas eu, particularmente, me apaixonei pelo estilo.
O vídeo abaixo mostra uma Zambra do espetáculo "Sabores". Acredita-se que este estilo, também chamado de Zambra Mora, evoluiu a partir de danças mouras até tornar-se parte das cerimônias de casamento dos ciganos de Granada.





quarta-feira, 7 de julho de 2010

Danças Étnicas: A Dança do Ventre

Dança do ventre é o nome ocidental dado à uma dança tradicional praticada no Oriente Médio e Ásia Meridional. Esta expressão surgiu na França, em 1893, e não descreve corretamente este estilo, já que ele envolve todas as partes do corpo e não somente o ventre.

No Oriente, ela é conhecida pelos nomes "raqs sharqi", ou dança oriental, "raqs baladi", ou dança popular, e também pelo termo turco, "çiftetelli".

As raízes da dança do ventre não são claras. Algumas teorias sugerem que ela faria parte de rituais de nascimento; outras, que seria parte de rituais de fertilidade. Uma terceira teoria afirma que esta dança sempre teve como objetivo o entretenimento. Apesar de todas terem fundamento, não se pode provar definitivamente qual delas deu origem à dança do ventre. O que é mais provável é que todas tenham contribuído, de alguma forma, para a dança que conhecemos hoje.

A dança do ventre pode ter diferentes características dependendo do país ou região de origem. O aumento de sua popularidade no ocidente também levou à criação de novos estilos como, por exemplo, o American Tribal Style (ATS) e o Tribal Fusion.

O link mostra uma coreografia de Samia Gamal. Samia incorporou movimentos de balé clássico e dança latina aos seus solos, além de ser a primeira bailarina a usar saltos altos durante apresentações:


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dança Étnica




A dança étnica inclui qualquer forma de dança que se origine em uma determinada cultura étnica e expresse a estética desta determinada cultura. Isso inclui culturas de origem européia, americana, africana, polinésia, asiática e do oriente médio.

O termo dança étnica ou dança tradicional é usado quando se quer enfatizar esta raiz cultural da dança. Neste sentido, praticamente todas as danças folclóricas podem ser consideradas danças étnicas. No entanto, nem todas as danças étnicas são folclóricas, já que as primeiras incluem também danças de origem ritual.

O vídeo abaixo mostra um trecho de uma apresentação no Festival de Dança Étnica de São Francisco. Esta dança, chamada "Robam Apsara", vem do Camboja e descreve a vida de seres celestiais enquanto eles dançam em um lindo jardim, trazendo consigo as flores douradas da felicidade e do bem-estar.