Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Inspiração: Saida Helou




Ok, post de fã hoje! :-)

Domingo passado, tive a oportunidade de fazer um workshop ministrado pela Saida, durante o Mercado Persa deste ano. O post sobre ela já havia sido iniciado à algum tempo, mas acabou ficando como rascunho. Após o workshop, resolvi achar um tempinho e terminá-lo!

Veronica Helou, mais conhecida como Saida Helou, é filha de pais sírios, nascida na Argentina. Seus primeiros passos no mundo da dança foram com balé clássico. Em 1996, iniciou seus estudos com Amir Thaleb, se tornando a primeira bailarina de sua companhia e permanecendo nesta posição por 10 anos. Em 1994, fundou sua escola de danças árabes. A década de 2000 - 2009 marca o início de sua carreira internacional e a colaboração com Mario Kirlis, a criação do Ballet Rakkasah e a participação no Grupo Bellydance Superstars. Em 2008, ela recebeu do Conselho Internacional de Dança (Unesco) o título de honra do Melhor Bailarina de Danças Árabes da Argentina.

A Saida tem um estilo próprio de dança, com a postura do balé clássico, elementos de jazz e, especialmente, o uso de paradas dramáticas e dos cabelos. Para quem nunca havia prestado muita atenção, tudo isso ficou bem claro durante o workshop, onde ela nos ensinou um derbak de 2:20 minutos.

Em minha opinião, Saida é uma excelente professora. A aula é desafiadora e muito rápida, mas as repetições são frequentes (na maioria das vezes, desde o início da coreografia) e ela nunca ignorou ninguém ou se recusou a explicar uma sequência mais de uma vez durante o workshop. Além disso, deu um jeito de fazer com que todas as alunas trocassem de lugar diversas vezes, para que todas que assim o quisessem (sim, teve gente que não quis), tivessem a oportunidade de ficar na frente - o workshop ocorreu no Ginásio do Clube Esporte Sírio.

No entanto, é bom lembrar que este workshop não é para alunas ou alunos - haviam meninos lá conosco - de nível básico. Ela assumiu que todas já conheciam os movimentos e deu mais ênfase às sequências, passando todas de forma muito rápida. Pensem, uma coreografia de 02:20 minutos em cerca de 1 hora e 40 minutos (tivemos um intervalo de 5 minutos e 10 minutos ao fim do workshop para perguntas e fotos)????

Mas, haviam alunas de nível básico por lá? Sim, e uma delas, inclusive, estava perto de mim. Só que, toda vez que eu me virava (durante a parte da coreo onde deveríamos estar de costas para o público), ela não estava fazendo a sequência... Estava parada, olhando para a Saida de boca aberta, com uma carinha de "Ai-meu-deus-o-que-é-que-ela-está-fazendo?"... Ou seja, a não ser que o workshop seja especificamente para alunas de nível mais baixo, só participe se for aluna de intermediário ou avançado. O seu aproveitamente será melhor ainda se você estiver acostumada a pegar sequências novas de maneira bem rápida.

Outros comentários? Ela foi extremamente simpática com todos, sorrindo o tempo todo e brincando. Tirou fotos com as meninas/meninos que chegaram mais cedo e ainda pediu à Shalimar permissão para que os alunos pudessem filmar a coreografia (no site do MP estava bem claro que era proibido) do workshop. E, dançou a coreografia duas vezes, uma de frente e uma de costas para que todos pudessem ter mais material para estudar. Legal, não? :-)

A coreografia do workshop segue abaixo, assim como um outro vídeo dela dançando em 2011. Enjoy! :-)







Um último comentário: havia bastante gente para fazer o workshop. Acho, aliás, que a procura foi tanta que o pessoal mudou o local para poder aceitar mais inscrições. Mas, todas merecem um elogio. Não houve empurra, empurra, nem ninguém tentando entrar na frente. TODO MUNDO foi extremamente respeitoso e educado. E isso permitiu que todos aproveitassem a aula! :-)

Um comentário:

  1. Em 2008 eu e uma amiga fomo pra Buenos Aires e fizemos 10 dias de aula com ela. Na escola dela, ela tem exatamente a mesma atitude, a de alternar as alunas e, por incrível que pareça, mesmo com tanta gente, a partir da quinta aula chegou a me corrigir umas 3x. O nível das argentinas é bem elevado, todas entendem os nomes de passos de ballet, tocam vários ritmos com o snuj no final da aula e ainda param na Havana pra estudar! Porém, pessoalmente odiei quando pela 3 vez estava tentando pegar a lojinha aberta para comprar uma espada e, mesmo ela estando lá, sozinha, escola vazia, eu com voo pra partir (acabei perdendo), disse que não ia parar o que estava fazendo pra me atender, de forma bem rude... tirar uma foto com ela foi bem difícil tb... ainda bem que quando ela vem ao Brasil, principalmente quando ainda vinha aos eventos da Luxor (na época tirei várias fotos com ela), simpatia não falta, rs!

    ResponderExcluir