O Grupo Amaryllis irá
apresentar duas coreografias no IV Casaré, o Cabaret do Centro Cultural Casarão,
em Barão Geraldo, Campinas/SP:
Odette
e Odile
(com as bailarinas
Luciana Moura e Valéria Forrer)
Dança
Étnica Contemporânea em Trio
(com as bailarinas
Kamilla Mesquita, Luciana Moura e Valéria Forrer)
O Casaré também conta com
a presença de Hugo Burg, o palhaço Sepúlveda, os grupos Flautins Matuá e
Paraladosanjos, a Trupe Trote e os artistas Ana Piu e Alexandre
Osório.
Só pela presença dos
palhaços já deu para notar que as crianças também são bem-vindas,
não? Ah, e a entrada
é contribuição voluntária de cada um ao passar o chapéu! :-)
O Centro Cultural Casarão
fica na Rua: Maria Sampaio Reginato, s/n, em Campinas/SP. O Casaré ocorre no próximo sábado, dia 05 de Maio, às 20:00 horas!
Mais
informações podem ser obtidas no link abaixo:
O pessoal da Cia Pallavi está promovendo o "I Encontro Internacional de Pesquisadores em Dança Indiana" em Campinas/SP, em 11, 12 e 13 de Maio de 2012 (olhem que coisa boa: sexta, sábado e domingo!!!!). A programação ocorre no Instituto de Artes da Unicamp (workshops e apresentações) e no Sesi Amoreiras (espetáculo de encerramento).
Não sei ainda se os workshops são abertos a "curiosos" - em outras palavras, pessoas que não praticam a dança indiana de forma constante - mas escrevi para eles e, assim que souber, coloco um adendo no post.
Os espetáculos, no entanto, são abertos e de graça. Sugiro, apenas, que os interessados cheguem razoavelmente cedo, pois o Auditório do IA/Unicamp é pequeno (185 lugares) e o Teatro do Sesi Amoreiras, ainda que maior, possui 366 lugares. A programação dos espetáculos segue abaixo:
Dia 11 de Maio (Sexta)
Cerimônia do Fogo - Cia Pallavi
19:00 horas, Auditório do Instituto de Artes da Unicamp
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária Prof. Zeferino Vaz / Unicamp
Dia 12 de Maio (Sábado)
Espetáculo com membros da Cia Pallavi e Convidados
20:00 horas, Auditório do Instituto de Artes da Unicamp
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária Prof. Zeferino Vaz / Unicamp
Dia 13 de Maio (Domingo)
Espetáculo de Encerramento
20:00 horas, Teatro do Sesi Amoreiras
Av. das Amoreiras, 450.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no link abaixo:
Pessoal, a Andréa muito gentilmente respondeu ao meu email e avisou que todos os cursos são de graça e abertos a quaisquer participantes, mesmo iniciantes! As inscrições são feitas através do email ciapallavi@gmail.com, do dia 01/05 ao dia 10/05.
Pois é, pessoal, descobrimos hoje que fizemos festa pela metade!!!!! A organização do Festival Som, Luz e Dança, ocorrido em 1o. de Abril em Santa Bárbara d'Oeste, nos informou hoje que nós não somente ganhamos em Primeiro Lugar nas coreografias de Dança do Ventre em dupla, categoria adulto, mas em TERCEIRO TAMBÉM!!!! :-)))
Continuando a nossa festa, portanto, parabéns às bailarinas Luciana Moura e Mônica Tani Vicente, que apresentaram a coreografia "Véu e Derbak", de autoria da bailarina Luciana Moura. Esta foi, na realidade, adaptada a partir da coreografia "Branca de Neve e a Rainha Má", apresentada pela primeira vez no festival "Ciclos: Contos e Lendas", em 2011.
Como mencionei anteriormente, infelizmente, não tínhamos ninguém conosco para filmar a apresentação no concurso, portanto, posto aqui (novamente, já que este vídeo foi postado como "canja" no ano passado) a versão apresentada durante o último festival "Ciclos".
Enjoy! :-)
By the way... Quem ainda não assistiu a coreografia que tirou o primeiro lugar pode encontrá-la AQUI
Domingo passado, tive a oportunidade de fazer um workshop ministrado pela Saida, durante o Mercado Persa deste ano. O post sobre ela já havia sido iniciado à algum tempo, mas acabou ficando como rascunho. Após o workshop, resolvi achar um tempinho e terminá-lo!
Veronica Helou, mais conhecida como Saida Helou, é filha de pais sírios, nascida na Argentina. Seus primeiros passos no mundo da dança foram com balé clássico. Em 1996, iniciou seus estudos com Amir Thaleb, se tornando a primeira bailarina de sua companhia e permanecendo nesta posição por 10 anos. Em 1994, fundou sua escola de danças árabes. A década de 2000 - 2009 marca o início de sua carreira internacional e a colaboração com Mario Kirlis, a criação do Ballet Rakkasah e a participação no Grupo Bellydance Superstars. Em 2008, ela recebeu do Conselho Internacional de Dança (Unesco) o título de honra do Melhor Bailarina de Danças Árabes da Argentina.
A Saida tem um estilo próprio de dança, com a postura do balé clássico, elementos de jazz e, especialmente, o uso de paradas dramáticas e dos cabelos. Para quem nunca havia prestado muita atenção, tudo isso ficou bem claro durante o workshop, onde ela nos ensinou um derbak de 2:20 minutos.
Em minha opinião, Saida é uma excelente professora. A aula é desafiadora e muito rápida, mas as repetições são frequentes (na maioria das vezes, desde o início da coreografia) e ela nunca ignorou ninguém ou se recusou a explicar uma sequência mais de uma vez durante o workshop. Além disso, deu um jeito de fazer com que todas as alunas trocassem de lugar diversas vezes, para que todas que assim o quisessem (sim, teve gente que não quis), tivessem a oportunidade de ficar na frente - o workshop ocorreu no Ginásio do Clube Esporte Sírio.
No entanto, é bom lembrar que este workshop não é para alunas ou alunos - haviam meninos lá conosco - de nível básico. Ela assumiu que todas já conheciam os movimentos e deu mais ênfase às sequências, passando todas de forma muito rápida. Pensem, uma coreografia de 02:20 minutos em cerca de 1 hora e 40 minutos (tivemos um intervalo de 5 minutos e 10 minutos ao fim do workshop para perguntas e fotos)????
Mas, haviam alunas de nível básico por lá? Sim, e uma delas, inclusive, estava perto de mim. Só que, toda vez que eu me virava (durante a parte da coreo onde deveríamos estar de costas para o público), ela não estava fazendo a sequência... Estava parada, olhando para a Saida de boca aberta, com uma carinha de "Ai-meu-deus-o-que-é-que-ela-está-fazendo?"... Ou seja, a não ser que o workshop seja especificamente para alunas de nível mais baixo, só participe se for aluna de intermediário ou avançado. O seu aproveitamente será melhor ainda se você estiver acostumada a pegar sequências novas de maneira bem rápida.
Outros comentários? Ela foi extremamente simpática com todos, sorrindo o tempo todo e brincando. Tirou fotos com as meninas/meninos que chegaram mais cedo e ainda pediu à Shalimar permissão para que os alunos pudessem filmar a coreografia (no site do MP estava bem claro que era proibido) do workshop. E, dançou a coreografia duas vezes, uma de frente e uma de costas para que todos pudessem ter mais material para estudar. Legal, não? :-)
A coreografia do workshop segue abaixo, assim como um outro vídeo dela dançando em 2011. Enjoy! :-)
Um último comentário: havia bastante gente para fazer o workshop. Acho, aliás, que a procura foi tanta que o pessoal mudou o local para poder aceitar mais inscrições. Mas, todas merecem um elogio. Não houve empurra, empurra, nem ninguém tentando entrar na frente. TODO MUNDO foi extremamente respeitoso e educado. E isso permitiu que todos aproveitassem a aula! :-)
A
bailarina Kamilla Mesquita estará ministrando uma aula aberta de Dança do Ventre
no Espaço Céu Aberto, no dia 17/04/2012, às 7:30 da manhã. O Espaço
Céu Aberto fica em Barão Geraldo/Campinas. Mais informações podem ser obtidas
através de:
O Grupo Amaryllis ficou em primeiro lugar dentre as coreografias de Dança do Ventre em dupla, categoria adulto, no evento "Luz, Som e Dança - Festival do Outono 2012", em Santa Bárbara D'Oeste. A coreografia vencedora foi "Odette e Odile - O Cisne Branco e o Cisne Negro", coreografada e apresentada pelas bailarinas Luciana Moura e Valéria Forrer. Esta coreografia havia sido apresentada previamente no festival "Ciclos: Contos e Lendas", de 2011.
O vídeo desta coreografia no festival Ciclos encontra-se abaixo! Enjoy! :-)