"Sem racismo, sem sexismo, apenas dança" (Dancers over 40) |
Devo confessar, a idéia de dançarinos de dança do ventre - vejam bem, não estou me referindo aos dançarinos de Dança Árabe Masculina, e sim, Dança Árabe Feminina - me era meio estranha. Dentre as minhas razões, encontravam-se uma certeza ferrenha de que a dança do ventre era exclusivamente feminina, além de uns exemplos não muito bons encontrados pelos Youtube's da vida.
Mas, nada como um dia atrás do outro!
Ano passado, o SPBF (São Paulo Bellydance Festival) ofereceu 5 workshops a um preço bem razoável. Dentre os professores, encontravam-se Maria Sokolova e Renata Lobo, que foram as minhas principais razões para pensar na inscrição. Os outros professores eram um bailarino argentino, Pablo Acosta, a Kahina e uma bailarina da Hungria, Maya Szekely. Resolvi pesquisar vídeos dos professores que não conhecia e, qual a minha surpresa ao ver o Pablo Acosta dançando... Ele é MUITO bom, tem uma fluidez incrível e é muito preciso. Acabei colocando minhas idéias pré-concebidas sobre bailarinos de dança do ventre de lado, me inscrevi e o resultado foi que, de todos os workshops do SPBF, o que mais gostei foi o dele. Voltei fã!
De Setembro para cá (logo após o SPBF), comecei a prestar mais atenção em vídeos de bailarinos. Descobri dois outros que também são muito bons: o primeiro é um russo (Oh, surpresa! He, he, he!) chamado RatXan e o segundo, outro argentino, chamado Ismael Cisterna.
Abaixo seguem vídeos dos três, assim como links com informações sobre cada um deles. Enjoy! :-)
Pablo Acosta |