Ok, post de fã hoje! :-)
Domingo passado, tive a oportunidade de fazer um workshop ministrado pela Saida, durante o Mercado Persa deste ano. O post sobre ela já havia sido iniciado à algum tempo, mas acabou ficando como rascunho. Após o workshop, resolvi achar um tempinho e terminá-lo!
Veronica Helou, mais conhecida como Saida Helou, é filha de pais sírios, nascida na Argentina. Seus primeiros passos no mundo da dança foram com balé clássico. Em 1996, iniciou seus estudos com Amir Thaleb, se tornando a primeira bailarina de sua companhia e permanecendo nesta posição por 10 anos. Em 1994, fundou sua escola de danças árabes. A década de 2000 - 2009 marca o início de sua carreira internacional e a colaboração com Mario Kirlis, a criação do Ballet Rakkasah e a participação no Grupo Bellydance Superstars. Em 2008, ela recebeu do Conselho Internacional de Dança (Unesco) o título de honra do Melhor Bailarina de Danças Árabes da Argentina.
A Saida tem um estilo próprio de dança, com a postura do balé clássico, elementos de jazz e, especialmente, o uso de paradas dramáticas e dos cabelos. Para quem nunca havia prestado muita atenção, tudo isso ficou bem claro durante o workshop, onde ela nos ensinou um derbak de 2:20 minutos.
Em minha opinião, Saida é uma excelente professora. A aula é desafiadora e muito rápida, mas as repetições são frequentes (na maioria das vezes, desde o início da coreografia) e ela nunca ignorou ninguém ou se recusou a explicar uma sequência mais de uma vez durante o workshop. Além disso, deu um jeito de fazer com que todas as alunas trocassem de lugar diversas vezes, para que todas que assim o quisessem (sim, teve gente que não quis), tivessem a oportunidade de ficar na frente - o workshop ocorreu no Ginásio do Clube Esporte Sírio.
No entanto, é bom lembrar que este workshop não é para alunas ou alunos - haviam meninos lá conosco - de nível básico. Ela assumiu que todas já conheciam os movimentos e deu mais ênfase às sequências, passando todas de forma muito rápida. Pensem, uma coreografia de 02:20 minutos em cerca de 1 hora e 40 minutos (tivemos um intervalo de 5 minutos e 10 minutos ao fim do workshop para perguntas e fotos)????
Mas, haviam alunas de nível básico por lá? Sim, e uma delas, inclusive, estava perto de mim. Só que, toda vez que eu me virava (durante a parte da coreo onde deveríamos estar de costas para o público), ela não estava fazendo a sequência... Estava parada, olhando para a Saida de boca aberta, com uma carinha de "Ai-meu-deus-o-que-é-que-ela-está-fazendo?"... Ou seja, a não ser que o workshop seja especificamente para alunas de nível mais baixo, só participe se for aluna de intermediário ou avançado. O seu aproveitamente será melhor ainda se você estiver acostumada a pegar sequências novas de maneira bem rápida.
Outros comentários? Ela foi extremamente simpática com todos, sorrindo o tempo todo e brincando. Tirou fotos com as meninas/meninos que chegaram mais cedo e ainda pediu à Shalimar permissão para que os alunos pudessem filmar a coreografia (no site do MP estava bem claro que era proibido) do workshop. E, dançou a coreografia duas vezes, uma de frente e uma de costas para que todos pudessem ter mais material para estudar. Legal, não? :-)
A coreografia do workshop segue abaixo, assim como um outro vídeo dela dançando em 2011. Enjoy! :-)
Um último comentário: havia bastante gente para fazer o workshop. Acho, aliás, que a procura foi tanta que o pessoal mudou o local para poder aceitar mais inscrições. Mas, todas merecem um elogio. Não houve empurra, empurra, nem ninguém tentando entrar na frente. TODO MUNDO foi extremamente respeitoso e educado. E isso permitiu que todos aproveitassem a aula! :-)